Intteligence Imagem Diagnóstica
Novembro Azul

A corrida pela vacina contra a Covid-19

22/06/2020 Covid VacinaO primeiro caso da pandemia pelo novo coronavírus, COVID19, foi identificado em Wuhan, na China, no dia 31 de dezembro do último ano. Desde então, os casos começaram a se espalhar rapidamente pelo mundo: primeiro pelo continente asiático, e depois por outros países. Em março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o surto da doença como pandemia. O desenvolvimento de uma vacina contra a COVID19 tornou-se um esforço global de extrema urgência para o combate ao coronavírus.

Segundo a OMS, existem mais de 130 estudos de vacinas contra a covid-19 em andamento no mundo todo, mas apenas dez estão em fases adiantadas de estudo - o que inclui duas vacinas que serão testadas com voluntários brasileiros. Especialistas indicam que essa fase pode durar seis meses, e que a fase de produção e comercialização pode demorar ainda de 12 a 18 meses.

No Brasil, há iniciativas do próprio Instituto Butantan junto com a Fiocruz e também da Universidade de São Paulo para criar uma vacina nacional, mas ambas ainda estão em estágio de análise pré-clínica.
Compartilhe:
Converse no WhatsApp